Ajudando empresas afetadas por ataques de hackers com criptografia de informações: a polícia cibernética com parceiros estrangeiros criou uma plataforma web especial
No final do ano passado, durante uma operação policial internacional, policiais expuseram um grupo criminoso transnacional cujos membros realizaram ataques usando software do tipo Ransomware.
Os cibercriminosos realizaram ataques com um ransomware e exigiram um resgate em criptomoeda para restaurar o acesso a dados criptografados. Membros do grupo ganharam controle sobre os sistemas de computador das empresas explorando suas vulnerabilidades.
Como resultado dessas atividades, mais de 1.800 pessoas e empresas em 71 países foram afetadas. O valor total dos danos atinge mais de 100 milhões de dólares americanos.
Durante a investigação, foram obtidos equipamentos e mídias que permitem às vítimas descriptografar dados criptografados sem pagar resgate aos hackers.
Com base nos resultados da análise dessas mídias, inúmeras chaves privadas foram obtidas de ataques de ransomware. Essas chaves permitem que as empresas e instituições afetadas restaurem dados criptografados anteriormente.
Para isso, a polícia cibernética em cooperação com a Europol, o projeto “No More Ransom” e a empresa “BitDefender” criaram um recurso web especializado – www.nomoreransom.org.